Olá meninas, tudo bem? Espero que sim!
Hoje vou contar para vocês a minha experiência com o livro maravilhoso do John Boyne, O menino do pijama listrado. Foi uma viagem incrível, porém, triste.
Digo logo que, há o filme no netflix, mas não alcançou minhas expectativas. Com já tinha lido o livro, para mim o filme deixou muito a desejar, não que não seja bom, claro que é, mas para quem ainda não leu, para quem já é um pouco frustrante. Lembrando que, isso é a minha opinião claro que vai ter pessoas que gostam do filme e tudo mais. Chega de enrolação e vamos a livro.
Título: O menino do pijama listrado
Autor: John Boyne
Editora: Cia. Das Letras
Ano: 2007
Página: 192
Bruno, um garoto de nove anos, alemão, não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Nem imagina que seu país esta em guerra com boa parte da Europa e que seu pai está envolvido nisto.
Certo dia, o menino e sua família são obrigados a sair da espaçosa casa de Berlim, para ir morar em um lugar "deserto", que não tem ninguém para brincar e nem muito o que fazer por lá. Da janela do quarto de Bruno, é possível ver uma cerca e por traz dela várias pessoas de pijamas listrados.
O garoto gostava de explorar lugares e coisas, e em uma de suas explorações ao redor da casa, Bruno conhece Shmuel, um dos garotos que moram do outro lado da cerca, que por acaso nasceu no mesmo dia que ele. Os dois meninos começam a conversar e viram amigos, conforme a amizade deles vai ficando mais forte, Bruno vai tentando descobrir o que acontece do outro lado da cerca.
Mal sabe os pais que o garoto conversa com judeus. Certo dia, Bruno decido ajudar Shmuel a procurar por seu pai, que está desaparecido há alguns dias, então, o garoto de pijamas traz um pijama para ele poder passar para o outro lado da cerca.
É neste dia que o pai de Bruno manda colocar os judeus na câmara de gás, sem saber que seu filho está no meio deles, os soldados alemães atendem à ordem. Convocam os judeus e os mandam para a um lugar escuro e fedorento, Bruno e Shmuel estavam entre esses judeus que foram chamados.
Bruno, muito inocente, acha que era por causa da chuva, já que chovia forte naquela tarde. Ele agarra a mão de seu amigo e diz, " Você é meu melhor amigo, Shmuel", "meu melhor amigo para a vida toda". Seu amigo podia ter respondido alguma coisa, mas Bruno não escutaria devido os gemidos de todos que estavam naquela câmara. Desde então nunca mais se ouviu falar deles.
"O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável." Companhia Das Letras.
O livro mostra também como a ambição pode destruir um lar, devido a ambição do pai, toda a família teve de se mudar para um lugar distante e que acabou resultando na morte do próprio filho. É uma história linda e emocionante. Vale muito a pena ler, assistir o filme para fazer uma comparação e tirar suas próprias conclusões sobre a história, já que ela divide opiniões.
Bom pessoal, por hoje é só. Espero que vocês tenham gostado, leiam o livro e arrasem sempre. Beijos da Gabi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário